Tenho um Imóvel e quero alugar, como devo fazer?

Alugar um imóvel desocupado é uma ótima maneira de conseguir uma renda extra. No entanto, se você tem uma casa ou apartamento para alugar, é preciso estar preparado para entrar nesse negócio. Fizemos este artigo para tirar algumas dúvidas referentes ao setor imobiliário. Confira!

Defina quem será o responsável por administrar o aluguel

Antes de colocar o imóvel para alugar, você precisa definir quem será o responsável por administrar o negócio com o inquilino. Você pode optar por procurar uma imobiliária para ser o intermediário com o inquilino, no entanto, é preciso buscar um escritório de confiança e que esteja próximo ao local do imóvel.

Outra opção é você tomar as responsabilidades pelo negócio, porém, é importante tomar cuidado com o processo de aluguel. O recomendado é fazer um contrato, deixando todas as cláusulas bem definidas. É importante lembrar também que quando você está a frente do aluguel do seu próprio imóvel, o custo é menor já que não tem taxa de imobiliária, mas o trabalho é maior, uma vez que a escolha dos inquilinos e a cobrança do aluguel fica por sua conta. Outro fator que deve ser considerado é o emocional, pois o contato mensal com o inquilino acaba por afetar suas decisões, interferindo em questões que merecem um olhar profissional para não causar prejuízos ao longo do tempo.

Uma boa apresentação pode render um bom negócio!

Todo imóvel disponível para aluguel, por lei, deve estar apto para habitação, ou seja, deve apresentar boas condições para que alguém viva ali. Vale ressaltar, contudo, que uma apresentação caprichada do seu imóvel pode render um negócio mais rentável, principalmente em um mercado mais aquecido como é o setor imobiliário.

Manter o local limpo, cuidar da manutenção, deixar as paredes pintadas, deixar o sistema de água e luz funcionando perfeitamente. O cuidado com itens como estes, além de outros, pode valorizar o seu imóvel e chamar a atenção para os aspectos positivos. Evite deixar o seu imóvel com uma cara de abandonado, o que pode dificultar a concretização do negócio. É importante que o possível inquilino não deixe o imóvel com a impressão de que ele necessite de reformas, já que isso significa mais gasto para ele.

Do mesmo jeito, se você anunciar o imóvel pela internet, as fotos devem ser tiradas de ângulos que favoreçam e mostre realmente como é cada ambiente da casa ou do apartamento. Algumas dicas para tirar boas fotos é garantir uma boa iluminação, seja natural ou artificial, mostrar o local de diferentes ângulos, mostrar o local completo, dar atenção aos detalhes bem cuidados, como armários de cozinha ou guarda-roupa embutido do quarto, além das condições das portas de cada ambiente.

Defina o preço de aluguel

É importante ter em mente o preço do imóvel no momento de alugá-lo. Para isso, você deve estar a par de alguns pontos que podem ajudar na hora de definir o preço, como as condições do imóvel, a sua localização e, em caso de apartamentos, dos serviços que o condomínio dispõe. Outro fator importante é abrir o local para visitas de possíveis inquilinos. Tente facilitar ao máximo o contato do inquilino com você (ou com a imobiliária), para que a relação seja a melhor possível. Pesquise também o valor de outros imóveis disponíveis similares ao seu, pois existe uma oferta grande de imóveis.

Por fim, antes de fechar o contrato, é fundamental que você conheça a pessoa que está alugando, saiba quais são seus planos, como é sua estabilidade financeira, quais são seus objetivos de realmente morar no local. As informações são importantes para estabelecer algum tipo de garantia, que pode ser um fiador, depósito caução ou seguro fiança, por exemplo.

E aí? Gostou da dicas? Aqui vai outra super dica para você que busca disponibilizar seu imóvel para locação!

A Shortstay é especializada em locação de apartamentos mobiliados na região central de Curitiba a mais de 7 anos. Conta com equipe própria e vários recursos para fazer a gestão completa do seu imóvel sem dores de cabeça. Clique no banner e fale agora conosco! Solicite uma pré-avaliação do seu imóvel sem compromisso!