Truques de decoração para aplicar em varandas pequenas: ideias práticas e funcionais

As plantas de apartamentos pequenos possuem um layout que nem sempre consegue valorizar completamente todos os ambientes. As varandas e áreas gourmet se tornaram um diferencial nas construções recentes, por isso, os empreendimentos mais antigos perderam seu charme com a varanda reduzida, que por vezes, complica o sonho da churrasqueira gourmet.

Pensando nisso, selecionamos truques de decoração para ajudar a otimizar o espaço em varandas pequenas, unindo praticidade e a funcionalidade.

Use e abuse do jardim vertical

A parede é um dos locais mais esquecidos pela maioria dos moradores. Saia da tradicional decoração com quadros e abuse da tendência do jardim vertical. Ele é barato, você mesmo pode instalar e pode ser encontrado facilmente em lojas de jardim e construção.

Crie uma área social, com mobiliários adaptáveis ao espaço disponível

Nada melhor do que entrar em contato com o entorno e a paisagem do seu apartamento. No mercado é possível encontrar mesas, assentos, mini sofás e churrasqueiras elétricas que ocupam o mínimo de espaço.

Monte o seu próprio jardim

Vasos de plantas ficam ótimos nas varandas. Faça uma composição com vasos, flores e plantas para dar o toque vibrante neste cantinho!

Priorize as suas necessidades

Reclamar da falta de espaço não é mais desculpa! Transforme sua varanda em um espaço funcional para o seu dia a dia. Ideias e inspirações é que não falta e você deve priorizar o que mais sente falta no seu lar, como por exemplo, um home office, um mini bar, um cantinho do café e etc.

Extensão para a sala

Não gostou de nenhuma solução? O jeito é remover as portas da varanda e nivelar o piso para estender a área da sala. Assim você ganha um espaço extra e de quebra, uma iluminação natural como cortesia!