Como decorar o apartamento com quadros

Decorar o apartamento com quadros é uma opção econômica, moderna e fácil. Os quadros podem ser telas, pinturas, gravuras, ilustrações, pôsteres e fotografias. Tudo depende da sua criatividade!

Para começar esse tipo de decoração com o pé direito é importante considerar alguns pontos como tema, fixação, altura, proporção e tamanho para que suas inspirações fiquem harmônicas tanto na sua imaginação quanto na realidade.

Continue acompanhando o texto para ver algumas dicas de decoração e itens técnicos a se considerar na hora de instalar os quadros.

Tamanhos, medidas e iluminação para manter o equilíbrio

Um ponto importante na hora de escolher o melhor local para pendurar seu quadro é a altura. Ficou na dúvida sobre qual é a medida correta? Lembre-se de que o eixo deve ficar na altura dos olhos, assim o observador não tem que levantar ou abaixar os olhos para apreciar a arte. A medida pode ser de 1,60cm ou 1,70m. Se os donos da casa forem muito altos, é melhor optar por uma medida maior que 1,70m.

Outra característica desse tipo de decoração que deve ser considerada é a distância entre os quadros e os móveis. É bom que o objeto fique, aproximadamente, 25cm acima do móvel. Você perceberá que esse espaço é essencial quando o móvel for um sofá. Do contrário, o quadro pode atrapalhar o bem-estar de quem está sentado.

Para casos em que haverá composição de quadros, é importante ter uma visão macro. Saiba mais:

Teste a melhor maneira de exibir o mix de quadros com papel. Basta cortar folhas de rascunho do tamanho dos objetos que deseja pendurar ou fixar na parede. Assim é possível visualizar qual é a melhor forma de organização.
Deixe uma distância mínima entre os quadros. Dessa forma, nenhum tema anula a importância do outro. Se for necessário expor quadros de medidas diferentes, alinhe todos por cima ou por baixo. Para paredes estreitas, experimente deixá-los na vertical.

Iluminação: planejar a disposição de lâmpadas que valorize os quadros é importante. Busque espaços de instalação dos objetos de modo que a iluminação não faça sombra ou modifique a cor da tela ou pintura.

Como escolher a moldura ideal

Como a moldura se torna o acabamento do quadro é essencial que seja planejada para que não ofusque a identidade da pintura ou tela. Veja:

Use uma moldura da mesma cor para temas que usam cores fortes e quentes como vermelho e amarelo, assim não haverá grandes contrastes. O mesmo pensamento pode ser aplicado para cores frias. Molduras côncavas (mais alta nos extremos) aumentam a perspectiva da obra.

Outro ponto a se considerar é o propósito da ilustração. Quadros com temas minimalistas pedem molduras mais simples como as retas e pequenas.

Qual tipo de quadro usar em cada ambiente

Não existe uma regra que restringe o uso de quadros em algum tipo de cômodo. A decoração com quadros é uma forma de expressar sua personalidade, portanto, é essencial que você escolha qual é o melhor local e disposição. Para lhe ajudar, separamos algumas dicas interessantes.

Sala de estar: esse é um ambiente comum para exibir quadros. Em muitos casos, é na sala em que se reúne a família e se recebe amigos. Para que seja um espaço agradável para todos, é bom pensar em temas que agradem os donos da casa, mas que sejam intrigantes para quem vem de fora.

Quarto: esse é um cômodo muito pessoal para o solteiro ou o casal. Portanto, é essencial que os temas mostrem o gosto pessoal de quem usa o quarto. Preencher toda a extensão da cabeceira com um quadro ou vários também é uma ideia interessante.

Escritório: como esse é um espaço de concentração para trabalho ou atividades escolares é preciso focar em que não desviem a atenção de quem usa o cômodo.

Parede da escada: casas com mais de um andar significam mais espaço para decorar. O corredor que acompanha as escadas pode se tornar um mural com quadros.

Corredores: como esse é um espaço de passagem opte por quadros menores, pois estes serão mais bem observados de perto. Mas se você não quiser gente parada no corredor busque por opções maiores.

Cozinha: temas culinários são os preferidos para esse ambiente. Lembre-se de evitar instalar quadros perto do fogão ou pia para que eles não estraguem.

Banheiro: esse cômodo também pode ser decorado com quadros. É super diferente! Só lembre-se de verificar se o material do quadro e da moldura pode ficar exposto ao vapor.

Dicas originais de decoração com quadros

Selecionamos alguns conselhos de como usar quadros de formas diferentes. Confira:

Existem opções para quem não gosta da ideia de fixar com fita ou furar a parede. Você pode colocá-lo em cima de prateleiras e bancadas que já estão instaladas no local.

Se você acredita que vai mudar a composição de quadros com frequência, opte por instalar um apoiador ou prateleira para deixar os quadros em cima. Usando a mesma linha de pensamento, apoie os quadros na cabeceira da cama.

Deixe sua casa com um estilo bem hype colocando os quadros no chão. Ao escolher quais serão eles, lembre-se de que os de tamanho grande ganharão mais destaque.

Encontre a forma que mais gosta de exibir seus quadros! Você pode os pendurar na diagonal ou invertê-lo, por exemplo.

Ative sua criatividade usando ganchos e fios para exibir os quadros. Pendure um fio de cada lado da parede e use ganchos para deixar os quadros suspensos. A ideia lembra um varal só que mais estiloso.

Quer colocar dois quadros, mas sem fugir do tema? Escolha por quadros contínuos e deixe-os um ao lado do outro.

Parede de recordações: complete um espaço da sua casa com fotos de família e amigos em lindas molduras. Afinal, bons momentos devem ser lembrados sempre, não é mesmo?

Paredes com revestimento de cimento queimado estão super na moda. Experimente pendurar quadros bem coloridos nesse tipo de parede para ter um efeito impactante.

Cuidados básicos com os quadros

A decoração com quadros é simples, porém exige atenção para alguns detalhes. Se você escolheu uma moldura mais trabalhada, use um paninho ou pincel para que ela fique limpa.

Outra dica importante é: jamais use produtos químicos, ventiladores, secadores ou aspiradores de pó para limpar pinturas e telas. Um pano seco pode resolver. Se não estiver seguro em relação a limpeza, leve em um local especializado.

Fonte: https://blog.bko.com.br/