Arquiteta ensina 5 dicas para dar um toque de primavera em casa

O cheiro de primavera já tomou conta do ar! No dia 22 de setembro, iniciou a estação no Brasil. Sinônimo de cores, aromas e alegria, o clima é um verdadeiro convite para renovar a decoração da casa. Assim como a moda se volta para os símbolos primaveril, a casa também se abre para a estação e junto com as flores nascem as ideias para renovar a energia do lar.

Nesse ano de pandemia, a estação promete ser ainda mais especial, é o que acredita a arquiteta Tatiana Pradal. “Na primavera a gente sente uma mudança no ar, o sol brilha diferente, as flores nascem e isso traz uma sensação boa. E nesse ano, essa sensação vai ser ainda maior por conta desse período de pandemia. Trazer a natureza para dentro de casa está mais intensificado. Certamente, essa primavera será ainda mais valorizada”.

Pensando nisso, o Momento Décor convidou a profissional para ensinar a dar um toque primaveril na decoração do lar.

Flores

Quando a gente pensa em primavera, a primeira coisa que vem à mente são as flores. Não tem como negar, né verdade? Ela é o grande símbolo da estação. Seja na mesa de canto, mesa de centro, mesa de jantar, no quarto ou até mesmo no banheiro, as flores são bem vindas. As ideias vão desde arranjos mais robustos, vasos de plantas, jardim vertical, cestos pendurados na parede e até estantes com cachepôs de variados tamanhos cores e formatos.

“E para quem não tem tempo de cuidar das flores, pode usar as plantas permanentes. Hoje encontramos no mercado plantas bem reais, que através do visual dão a mesma sensação de bem estar de uma planta real”.

Natureza

Mas se engana quem pensa que a estação se resume às flores. A primavera é uma das estações que mais representa a natureza. Esse é o momento ideal para abrirmos as portas da nossa casa para os materiais naturais. Explore elementos como a madeira, cerâmicas artesanais, pedras, cascalhos de árvore, palhinhas, ratam… Tudo isso é bem vindo ao ambiente.

Cores

Essa é a hora de colorir a casa! Junto com as flores a estação também é marcada por cores. Eleger uma parede para receber uma nova cor, é uma boa pedida. “As pinturas em parede estão super em alta. São simples, práticas e até econômicas. Os tons terrosos, por exemplo trazem uma sensação de aconchego”, disse a arquiteta.

Outra tendência que Tatiana destacou são as pinturas artísticas, que são verdadeiras obras de arte expressadas na parede.

Já para quem não é tão ousado, a dica é pontuar as cores em detalhes, como almofadas, adornos e telas.

Aromas

Além do visual das flores e cores, e da textura dos materiais naturais, esse é o período de explorarmos todos os sentidos, inclusive o olfato. Seja através do perfume natural que as flores nos proporcionam ou até mesmo em essências. Aproveite para espalhar o aroma pela casa!

Deixe a luz entrar

Já que o sol brilha mais na primavera, porque não aproveitar as temperaturas amenas para abrir as janelas e deixar o frescor da estação entrar? Essa é uma forma de renovar os ares dos ambientes e ainda reduzir o consumo de energia. O meio ambiente agradece!

“A principal dica é a gente treinar o nosso olhar para o que tem lá fora, na natureza, e trazer isso para dentro de casa”, concluiu Tatiana.

Fonte: https://www.folhavitoria.com.br/