5 DICAS INDISPENSÁVEIS DE DECORAÇÃO PARA APARTAMENTOS DE LUXO

Comprar um imóvel de alto padrão é uma conquista pessoal muito importante que garante status e conforto ao seu proprietário. Contudo, uma dúvida surge ao pegar as chaves do novo apartamento: como se faz a decoração para apartamentos de luxo?

É provável que o morador esteja pensando em deixar tudo nas mãos de um designer de interiores. Essa alternativa é interessante, mas poderá deixar o imóvel sem personalidade.

Por isso, o ideal é que o proprietário entenda alguns conceitos de decoração para tornar o seu apartamento um ambiente sofisticado e agradável, cuja decoração diga algo sobre os moradores.

Se você quer descobrir como alcançar esse resultado, não se preocupe. Basta ler este post até o final!

SAIBA COMO UTILIZAR OBRAS DE ARTE

Obras de arte trazem prestígio e elegância para qualquer ambiente. A questão que deve ser observada é como essas peças interagem com a história do proprietário e com o design do apartamento.

A decoração para apartamentos de luxo pode ser influenciada pelos hobbies do morador. Por exemplo, um fã de cinema pode incluir, na decoração do seu imóvel, pôsteres de clássicos da sétima arte, esculturas de filmes icônicos ou objetos que tenham relação com o tema, como projetores antigos. Logicamente, esses artigos devem estar em perfeito estado de apresentação.

Além disso, é importante entender como essas peças se relacionam com o imóvel. Nesse caso, cada cômodo pode usar as obras de arte de forma diferente. Peças mais rebuscadas e clássicas podem ser bem-vindas na sala de estar. Itens mais discretos caem bem no lavabo, no hall de entrada ou no quarto de hóspedes.

ENTENDA COMO ESCOLHER OS MÓVEIS

A escolha dos móveis é um assunto peça-chave na decoração para apartamentos de luxo. Para evitar erros, o morador deve entender quais são as limitações de cada cômodo com relação ao seu tamanho. Desse modo, evita-se adquirir peças que não cabem nos espaços definidos.

Feita essa análise, é hora de optar pelo design dos móveis. Você pode escolher uma mobília mais tradicional, em tons de madeira mais escura; peças concebidas em materiais modernos, normalmente em cores claras; ou ainda encomendar um móvel feito por aquele designer que você tanto admira.

Lembre-se apenas de que esses móveis precisam ser funcionais e se adaptar às suas necessidades. Algumas peças podem ser belas, porém desconfortáveis.

Uma dica é visitar lojas que vendem móveis planejados, pois é possível visualizar os cômodos completos — o que contribui para que o comprador se inspire.

Algumas peças mais simples, como bancos, mesas de centro e aparadores, não devem ser menosprezadas, pois trazem beleza para os ambientes. Esses itens também conseguem aproveitar espaços que não seriam utilizados por móveis maiores, como os cantos do apartamento.

NÃO MENOSPREZE A TAPEÇARIA

Quando falamos em decoração para apartamentos de luxo, não podemos esquecer dessas peças. Os tapetes podem transformar um ambiente impessoal em um local aconchegante.

Existem algumas dicas para acertar na escolha do tapete. A primeira delas é compreender que a sala de estar exige um tapete especial. Nesse caso, observe o formato da sala e o da mesa de jantar, porque você deverá optar por um tapete com formato contrário. Isso significa que um tapete retangular combina com uma mesa de jantar redonda. Evite combinações nas quais as duas peças tenham o mesmo formato.

Outro ponto importante é a localização da tapeçaria. Na sala, ela deve estar em frente ao sofá e deve ser grande o suficiente para que as pessoas possam se deitar nela.

Os tapetes retangulares e quadrados também são indicados para os quartos. Já os tapetes curvilíneos são recomendados para ambientes mais íntimos, que não receberão visitantes, pois esses modelos transmitem uma sensação de impessoalidade.

A escolha da cor ou do tecido do tapete deve considerar os tons da parede e dos móveis, principalmente do sofá. Isso não significa que eles devem combinar, mas que a soma de todos esses elementos precisa transmitir uma sensação de harmonia.

UTILIZE PLANTAS

O uso de plantas na decoração para apartamentos de luxo é uma dica para trazer charme para qualquer ambiente. Antes, no entanto, é necessário desfazer um mito sobre o uso de plantas: é possível, sim, usar plantas artificiais na decoração.

É claro que, quando falamos em plantas artificiais, pensamos naqueles modelos mais simples, normalmente comercializados em lojas populares. Contudo, a qualidade das plantas artificiais evoluiu muito, tornando quase impossível perceber que não se tratam de plantas reais.

Isso acontece porque os decoradores estão usando resina para imitar a água e a terra dos vasos. Outra dica é mesclar elementos de verdade, como cascas de pinheiro, com plantas artificiais.

Usando essa técnica, é possível dar vida ao lavabo, tornar o hall de entrada mais elegante ou mesmo a mesa do escritório mais agradável. Afinal, existe uma infinidade de opções de plantas artificiais.

Por outro lado, nada impede o morador de usar flores e folhagens de verdade. As orquídeas são flores que tornam qualquer cômodo mais elegante. Já as callas, ou copos-de-leite, podem ser exibidas com destaque na sala de estar, pois são flores imponentes.

DEFINA AS CORES DE CADA AMBIENTE

Falar das cores na decoração para apartamentos de luxo é muito importante. O morador deve entender que as cores do imóvel influenciarão as cores da mobília e objetos decorativos.

Existe uma infinidade de cores, mas seguir as tendências do mercado de decoração é uma dica pode ajudá-lo a se decidir.

Decoradores de ambientes sofisticados estão optando por paletas que priorizem três cores: tons claros, escuros e acinzentados. Os tons mais claros transmitem uma sensação de neutralidade, pureza e paz.

Já os tons mais escuros passam a impressão de elegância, solidez e poder. Para finalizar, os tons acinzentados estão relacionados com sutileza, respeito e reverência.

Além das paredes, essas paletas cromáticas podem ajudá-lo na hora de escolher seus móveis, tecidos para cortinas e tapetes.

Como vimos neste post, a decoração para apartamentos de luxo requer atenção e cuidados com os detalhes. Seguindo essas dicas, você transformará seu imóvel em um local belo e agradável.

Fonte: https://blog.ebm.com.br