4 ideias para ventilação de ambientes e um guia de como dar frescor à sua casa!

Nem sempre abrir as janelas e as portas de toda a casa resolve o problema de ventilação e a necessidade de frescor do ambiente. Nesses casos, em que você deseja que seus cômodos sejam mais ventilados, algumas ideias para ventilação de ambientes podem ajudar!

É claro que se você tem a possibilidade de ter a entrada de ventilação para casas de maneira natural, terá muitos benefícios, entre eles o melhor uso da luz natural, a entrada de raios de sol no interior dos ambientes e ainda torna o mais puro e fresco. Além disso, não há nada como a brisa natural, para enfrentar os dias de calor, não é mesmo?

Entretanto, em cidades enormes, com prédios de dezenas de andares, trânsito barulhento e poeira, nem sempre essa simples solução é viável.

Por isso as ideias para ventilação de ambientes podem ser bastante úteis!

Ideias para ventilação de ambientes

Invista em um ar condicionado

Sim ele é um grande aliado do sistema de ventilação para casas. Além de manter a temperatura do ambiente exatamente como você deseja, o ar condicionado é capaz de renovar o ar do ambiente. Pelo menos alguns modelos são, então dê preferência a eles. Fique atento antes de comprar o seu!

Caso você já tenha um ar condicionado em casa que não tenha a opção de renovação de ar, uma ideia para ventilação de ambientes é abrir as janelas e portas de tempos em tempos para fazer esse renovação manualmente. No dia a dia mantenha o ar condicionado funcionando!

Essa opção, entretanto, pode ser bastante dispendiosa financeiramente. Além de ser um equipamento que exige um investimento maior, a instalação e a manutenção podem ser mais caras.

O consumo de energia elétrica também é maior, o que pode pesar no seu bolso.

Para diminuir esse impacto busque por equipamentos com selo PROCEL de baixo consumo energético antes de escolher o modelo que vai deixar a casa mais ventilada.

Compre um ventilador de teto para cada ambiente

Se você não quer investir na instalação de ar condicionado em alguns cômodos ou mesmo na casa toda, uma outra ideia para ventilação de ambientes é o ventilador de teto.

Ele tem um preço mais acessível tanto de compra como manutenção e é um aliado no processo de como ventilar a casa.

As outras opções de ventilador de coluna e ventilador de mesa, também são úteis para refrescar o ambiente, mas o ventilador de teto é capaz de ventilar o cômodo por completo de maneira mais igualitária, enquanto os demais modelos costumam ter um uso mais direcionado.

Algumas pessoas também se sentem mais confortáveis com a corrente de ar direta produzida pelo ventilador do que pelo ar condicionado. Por isso faça sua escolha.

Observação: talvez seja necessário investir em um umidificador e desumidificador de ar para tornar o ambiente ainda mais agradável.

Exaustores e coifas

Os exaustores agem retirando o ar quente e com odores do ambiente, substituindo esse ar “sujo” por um mais fresco e renovado.

Existem exaustores para banheiro muito comuns em residências onde o banheiro não tem janelas. Eles retiram o cheiro ruim do cômodo, bem como elimina vapores provenientes do chuveiro.

As coifas para cozinha são instaladas próximas ao fogão para eliminar fumaça e gordura.

Ambos diminuem a umidade, diminuem a incidência de fungos e ajudam a controlar a temperatura do ambiente.

Ventilação cruzada

Caso você ainda esteja construindo sua casa uma boa ideia para ventilação de ambientes é construir um ambiente com ventilação cruzada. Converse com seu arquiteto sobre essa opção.

A ventilação cruzada exige que os vãos da casa sejam construídos na mesma direção do percurso dos ventos predominantes.

O objetivo é fazer com que o ar entre por uma abertura e saia pela abertura oposta. Isso pode acontecer de maneira horizontal ou vertical.

Como arejar ambientes fechados: dicas gerais!

Para uma mudança real no clima da sua casa, as ideias para ventilação de ambientes devem ser combinadas com outras dicas simples. Listamos algumas, logo abaixo.

Tenha plantas em casa

As plantas purificam o ar e tornam o ambiente mais leve levando frescor a cada cômodo.

Entretanto, é preciso colocar diversos vasos espalhados pela casa para garantir que essa “limpeza” do ar ocorra.

Ar puro significa ar limpo e fresco, contribuindo para a qualidade do ambiente, mesmo em altas temperaturas.

Você pode ampliar o resultado criando um jardim vertical ou jardim de inverno dentro do ambiente.

Atenção ao tipo de planta que você vai escolher. Caso você more em um apartamento, por exemplo, algumas não são indicadas pois vão precisar de mais luminosidade do que você é capaz de oferecer.

Elimine materiais que absorvam umidade

Carpetes, alguns tipos de madeira e tecidos grossos, podem absorver umidade, gerar mau cheiro e diminuir a efetividade de seu sistema de ventilação para casas.

No piso, por exemplo, elimine o carpete ou taco e use pisos de porcelanato e pisos cerâmicos, por exemplo.

Caso sua casa apresente bastante mofo, você pode investir em antimofos e eliminar mais esse item desagradável de sua ambiente, tornando o local mais leve e fresco.

Use essências

Você já ouviu falar em aromaterapia? Bom, os cheiros são capazes de causar sensações e entre elas a de frescor no ambiente.

Invista em difusores com palitos de madeira com essência de menta ou vela aromática com aroma de eucalipto, por exemplo.

Fazendo isso aliado às ideias para ventilação de ambientes que sugerimos acima, você vai ter um ambiente mais confortável, saudável e agradável de ficar, mesmo nos dias mais quentes.